EIA para melhoria da acessibilidade na região das Furnas, Açores

Está de momento a decorrer a elaboração pela Nemus do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Projeto de Melhoria da Acessibilidade à Vila da Povoação, na ilha de São Miguel, para a Secretaria Regional do Turismo e Transportes da Região Autónoma dos Açores.

O projeto pretende definir soluções viárias que permitam melhorar as acessibilidades à Vila da Povoação, incluindo não só a ligação entre Furnas e Povoação mas também uma variante às Furnas, o que totaliza uma rede viária estudada com cerca de 19 km de extensão.

A área do projeto é extremamente sensível e com características muito particulares. Trata-se de uma zona muito delicada quer em termos biofísicos como em termos paisagísticos e culturais, com um particular interesse turístico. Na verdade, a área das Furnas e da lagoa vulcânica com o mesmo nome constitui um ponto de passagem obrigatória de qualquer circuito turístico da ilha.

Por outro lado, toda esta região apresenta manifestações de vulcanismo ativo, responsável pela ocorrência de um notável património geológico, um sistema hidrotermal diversificado (com fumarolas, águas termais e minerais) e as especificidades paisagísticas e culturais da região (como a utilização das fumarolas para cozinhados).

Esta diversidade de aspetos singulares justificou a criação do Geossítio “Caldeira do Vulcão das Furnas”, incluído no Geoparque dos Açores que pertence à rede global de geoparques da UNESCO.

Tendo em conta o contexto do projeto, o EIA do Projeto de Melhoria da Acessibilidade à Vila da Povoação será crítico neste processo de decisão com evidentes implicações no desenvolvimento sustentável da região.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *