Novo projeto da Nemus na América Latina: Modelação Hidrogeológica do Vale Central da Costa Rica

A Nemus assinou no passado mês de Fevereiro em San José, um novo contrato com o SENARA, instituto que regula a exploração das águas subterrâneas na Costa Rica. Trata-se de um projeto que visa a otimização da exploração de águas subterrâneas da zona do Vale Central da Costa Rica, através de técnicas avançadas de análise geológica e hidrogeológica, incluindo modelação numérica.

Este primeiro grande projeto desenvolvido pela Nemus na Costa Rica compreenderá uma primeira fase de conceptualização de um modelo hidrogeológico para compreender o funcionamento dos aquíferos da zona do Vale Central, numa área de 451,61 km2. A região abriga quase três quartos da população da Costa Rica e inclui a capital, e simultaneamente, a cidade mais populosa, San José.

O modelo permitirá desenvolver ferramentas para melhorar a exploração dos aquíferos, tendo em vista a sua proteção e a produção sustentável de águas subterrâneas para todo o Vale Central. Os estudos pretendem determinar limites de produção sustentável das águas, estabelecendo diferentes padrões de consumo, em função de diversos cenários de mudanças no uso do solo e do efeito das alterações climáticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *