Curso Intensivo de Gestão Sustentável das Zonas Húmidas no Ruanda

A Nemus concretizou no mês passado o curso de formação intensivo em Gestão Sustentável de Zonas Húmidas no Ruanda. O curso realizou-se de 28 a 31 de agosto e foi financiado pelo Banco Mundial.

Participaram cerca de 20 técnicos do Governo Central e de Governos Distritais, destacando-se a presença de vários técnicos do REMA (Autoridade de Gestão Ambiental do Ruanda – Rwanda Environment Management Authority), da RWFA (Autoridade de Gestão Ambiental do Ruanda – Rwanda Water and Forestry Authority), do MINIREMA (Autoridade de Gestão Ambiental do Ruanda – Ministry of Natural Resources) e da Câmara Municipal de Kigali (City Council of Kigali).

Por parte da Nemus participaram como formadores Pedro Bettencourt (Coordenador, Geólogo), Carlos César Jesus (Geólogo), Gisela Sousa e Samuel Nshutiyayesu (Biólogos), Elisabete Teixeira e Luís Cabral (Arquitetos Paisagistas) e Camille Nyamihana (Geógrafo).

O curso de formação contemplou um conjunto de vários módulos teórico-práticos que abordaram o estudo do ambiente físico, o planeamento e gestão das áreas húmidas, a ecologia e restauro das áreas de estudo e o planeamento, projeto executivo e engenharia. Realizou-se também uma visita de campo às zonas húmidas de Kigali e arredores, permitindo alcançar-se uma melhor compreensão das propostas de restauro para as áreas afetadas.

Posteriormente o curso foi complementado por um workshop, realizado a norte do Ruanda para apresentação e discussão do Plano de Gestão das zonas húmidas de Kigali. O workshop realizou-se em parceria com a Autoridade de Gestão Ambiental do Ruanda (REMA), com o objetivo de ser apresentado e validado o relatório preliminar sobre os Planos de Gestão Detalhados das Sub-bacias dos Sistemas de Zonas Húmidas de Gikondo e Nyabugogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *