O porto de Setúbal tem vindo a adquirir uma importância crescente, não só pelas novas centralidades que se estabelecem neste local, mas também pelas suas potencialidades de desenvolvimento, que o tornam particularmente relevante a nível nacional.

Foi essa importância crescente que justificou o ordenamento da área de jurisdição da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, entre o terminal Sapec e o Terminal Tanquisado. O projeto incluiu as infraestruturas de modernização e reconversão da atividade dos estaleiros e a definição de espaços para o estacionamento de embarcações náuticas de recreio.

O estudo realizado pela Nemus em colaboração com a Consulmar incluiu um levantamento detalhado das condições ambientais no local de implantação das infraestruturas e envolvente, bem como a avaliação da sua sensibilidade ao projeto. Os trabalhos de caracterização permitiram identificar a qualidade da água e dos sedimentos e o ordenamento do território como os aspetos mais críticos. Face à avaliação efetuada foram propostas medidas de minimização das afetações negativas que enquadrassem o melhor possível os projetos.