2023: Consultoria em 14 países! Europa, África, Caraíbas e América

2023 foi um ano em cheio para a NEMUS que prosseguiu a sua internacionalização, tendo operado em 14 países da Europa (Portugal, Bulgária), América Central e Caraíbas (Honduras, S. Vincent e Granadinas, Santa Lúcia, Granada, Barbados, Jamaica), América do Sul (Brasil) e África (Angola, Zâmbia, Moçambique, África do Sul e Ruanda).

A diversidade de projetos e geografias ilustra a capacidade da NEMUS de se adaptar a diferentes contextos e necessidades. Cada projeto representou um desafio único que a empresa tentou responder com uma gama variada de serviços, em abordagens multidisciplinares e inovadoras.

Alguns exemplos representativos dos projetos realizados em diferentes geografias:
1. Avaliação Ambiental Estratégica (AAE): A NEMUS esteve envolvida em AAE de Planos em Portugal e no Ruanda, bem como em Programas de Políticas Públicas em Moçambique e Zâmbia, promovendo o desenvolvimento sustentável e o aumento da resiliência climática.
2. Estudos de Energia: Projetos de energia em Angola, nas Honduras e no Brasil de reforço das capacidades energéticas destes países, mas também contribuíram para a transição para fontes de energia mais limpas.
3. Estudos socioeconómicos e de reassentamento: Em Angola, no Brasil e em Moçambique, a NEMUS participou na realização de diversos estudos socioeconómicos e de reassentamento, com o objetivo de garantir a inclusão das comunidades locais e a sua compensação.
4. Conservação da Biodiversidade e Alterações Climáticas: Na África do Sul e nos Barbados, a NEMUS liderou estudos de adaptação às mudanças climáticas, e em particular da biodiversidade única das Caraíbas.
5. Gestão e ordenamento costeiro: Em Granada, na Jamaica, em Santa Lúcia e em São Vicente e Granadinas, a NEMUS esteve envolvida no projeto piloto de gestão integrada das zonas costeiras.

A maioria dos projetos desenvolvidos integrou a temática das alterações climáticas: de que se destacam três exemplos, o estudo de Gestão Integrada da Zona Costeira (ICZM) nas Caraíbas, o Plano Diretor Nacional de Ordenamento do Território e Desenvolvimento 2020-2050 do Ruanda (AAE), e o Projeto Piloto de Captura e Armazenamento de Dióxido de Carbono, na região de Mpumalanga na África do Sul.

Estes projetos refletem o compromisso da NEMUS em contribuir para um futuro mais sustentável e resiliente, e também o nosso empenho na internacionalização da consultoria ambiental e social.