Nemus realiza Workshop e Grupos de Discussão no Lago Tanganica, na Zâmbia

A Nemus realizou recentemente um workshop e diversos grupos de discussão comunitários no âmbito do trabalho para a Avaliação Ambiental Estratégica para Piscicultura em Pequena Escala no Lago Tanganica nos Distritos de Mpulungu e Nsama, na Província do Norte da Zâmbia. O workshop foi realizado em Mpulungu e os grupos de discussão tiveram lugar, também, em diversas comunidades instaladas em torno do Lago. Debateu-se a intenção do Departamento de Pescas do Governo da Zâmbia de instalar um conjunto de gaiolas flutuantes piloto e de apoiar o subsequente desenvolvimento da aquacultura de pequena escala no Lago, como forma de reduzir a pobreza e preservar, em simultâneo, a integridade ecológica da bacia.

O workshop tinha como objetivo enquadrar a avaliação e apresentar o respetivo plano de trabalho, pelo que incluiu uma apresentação do projeto, do enquadramento da atividade na Zâmbia e da Avaliação Ambiental Estratégica a ser realizada, nomeadamente dos seus objetivos, faseamento e metodologia, incluindo uma proposta de fatores críticos a analisar.

Através de discussão aberta e de grupos focais, na segunda parte do Workshop e nos dias que se seguiram, durante visitas técnicas a mais de uma dezena de comunidades ribeirinhas, foram ainda discutidas as vantagens do projeto e o seu interesse para as comunidades, assim como as potenciais dificuldades de implementação, como possíveis conflitos com a pesca tradicional e o turismo, entre outros. Foram também apuradas as condições necessárias à realização da atividade, de modo sustentável, tais como o acesso aos meios de produção e infraestruturas para a venda do peixe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *