Captura e Armazenamento de CO2 em basaltos, Mpumalanga, RAS – Projecto Experimental do CGS da África do Sul

A NEMUS foi selecionada para o desenvolvimento da Avaliação de Impacte Ambiental e Social do Projeto experimental de Captura e Armazenamento de CO2 pelo CGS, Conselho de Geociências da África do Sul (antigos Serviços Geológicos (Geological Survey) da África do Sul), através de um concurso internacional financiado pelo Banco Mundial.
Terminado em 28 de junho de 2023 o período de consulta pública do Projeto de Captura e Armazenamento de CO2 nos Basaltos do Ventersdorp Supergroup da província de Mpumalanga, a aproximadamente 90 km a leste de Joanesburgo. Trata-se de um projeto de carácter experimental e inovador, desenvolvido pelo CGS, no âmbito da estratégia do Governo da África do Sul de descarbonização da economia e de adaptação às alterações climáticas.
O objetivo deste projeto piloto é o armazenamento de 10 000 a 50 000 toneladas de CO2 nos basaltos da formação Ventersdorp Supergroup, a cerca de 1 200 m de profundidade. O CO2 será capturado no complexo petroquímico de Secunda, uma das unidades de maiores emissões de CO2 no mundo.
A NEMUS desenvolveu o ESIA do projeto piloto e a consulta pública contou com a colaboração da NEMAI, consultora da África do Sul. O projeto segue agora para a aprovação da DFFE (Department of Forestry, Fisheries and the Environment), a autoridade de AIA da África do Sul.