Conclusão do Projeto de Avaliação dos Aquíferos em Risco na Bulgária

Contribuição para a implementação do 3.º ciclo da Diretiva-Quadro da Água na Bulgária (2022-2027)

A NEMUS concluiu, em junho de 2023, mais um grande projeto de planeamento e gestão dos recursos hídricos. Este projeto, iniciado em 2020, para o Banco Mundial, enquadra-se no programa de Assistência Técnica ao Ministério do Ambiente e da Água da Bulgária.

O projeto compreendeu uma avaliação de 102 dos 169 sistemas de aquíferos das quatro regiões hidrográficas da Bulgária (Danúbio, Mar Negro, Mar Egeu Este e Mar Egeu Oeste) e que foram considerados, no 2.º Plano de Gestão de Bacia Hidrográfica (2016 – 2021), em mau estado ou em risco de não alcançar um bom estado químico e/ou quantitativo.

A complexidade da aplicação das orientações da Diretiva Quadro da Água foi acompanhada pelo desafio de aplicar metodologias específicas desenvolvidas pelas autoridades búlgaras, mas também pela necessidade de articular as diferentes equipas envolvidas.

Para além do corpo técnico da Nemus, contou-se com a colaboração de hidrogeólogos portugueses da Universidade do Algarve, foram estabelecidas parcerias com empresas búlgaras de hidrogeologia e da Universidade de Sofia, e manteve-se uma contínua interação com técnicos especialistas do Banco Mundial, do Ministério do Ambiente e das Regiões Hidrográficas.

Uma das principais conclusões do projeto foi que o número de sistemas aquíferos em mau estado diminuiu desde o anterior plano de gestão de bacia hidrográfica.

Foram, contudo, classificados onze sistemas aquíferos em mau estado quantitativo devido a significativas captações de água subterrânea. Trinta e seis sistemas aquíferos foram classificados em mau estado químico por excedências de nitratos. Na região do Mar Negro foram identificados 4 sistemas aquíferos com sinais de intrusão salina.

O projeto compreendeu ainda o desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica de apoio à gestão dos recursos hídricos subterrâneos do país e a apresentação de uma proposta de melhoria da representatividade e adequabilidade da rede de monitorização.