Consórcio NEMUS/HIDROMOD ganha concurso para a elaboração do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Arquipélago da Madeira

O Consórcio NEMUS/HIDROMOD ganhou o concurso público para a elaboração do Plano de Gestão da Região Hidrográfica (PGRH) do Arquipélago da Madeira (RH10), lançado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Região Autónoma da Madeira em Fevereiro de 2013. O trabalho inclui o PGRH, a respectiva Avaliação Ambiental Estratégica e Participação Pública.

Os PGRH são instrumentos de planeamento sectorial, ao abrigo da Directiva Quadro da Água (Directiva 2000/60/CE), que visam a gestão, a protecção e a valorização ambiental, social e económica das águas ao nível de cada região hidrográfica. A NEMUS tem já uma experiência relevante neste tipo de trabalhos, tendo liderado o consórcio que realizou, com reconhecido sucesso, os primeiros planos de gestão de bacias hidrográficas de Portugal: os PGRH do Sado e Mira e do Guadiana (Alentejo). Posteriormente aNEMUS liderou também o consórcio que realizou, com reconhecida qualidade e no prazo previsto, oPGRH das Ribeiras do Algarve.

O PGRH da Madeira representa um novo desafio para a NEMUS, uma vez que terá de concluir o relatório em apenas dois meses e meio – menos de 1/3 do prazo disponível para os anterioresPGRH –, acreditando-se que muito trabalho já estará feito e que o papel do Consórcio será mais o de colmatar algumas lacunas e tentar arrumar o melhor possível a informação que já foi produzida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.