NEMUS presente na organização do VII Congresso sobre Planeamento e Gestão de Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa e na coordenação do II Curso Intensivo de Gestão Costeira

Pedro Bettencourt, Director Geral da NEMUS, presidiu (em nome da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos) à Comissão Organizadora Internacional de mais uma edição do Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, que desta feita teve lugar em Maputo (Moçambique), de 27 e 30 de Maio de 2013.

A 7.ª edição do congresso, subordinada ao tema “Uma nova Geração de Planos de Ordenamento da Orla Costeira”, ocorreu em simultâneo com o 11.º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa e foi palco da apresentação de um vasto conjunto de comunicações de elevada qualidade técnica e científica nos mais variados domínios de actuação, destacando-se as prioridades de acção nos domínios da água e das zonas costeiras; a governança, planeamento e ordenamento das zonas costeiras; a engenharia e protecção costeira / modelação das zonas costeiras; as alterações climáticas; e a avaliação e gestão do risco / biodiversidade nas zonas costeiras.

Na abertura dos trabalhos do congresso esteve presente o Dr. Alberto Vaquina, Primeiro-Ministro de Moçambique, em representação de Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique.

O congresso foi antecedido (24 e 25 de Maio), pelo “II Curso Intensivo de Gestão Costeira: Planeamento e Ordenamento das Faixas Costeiras”, cuja coordenação contou também com Pedro Bettencourt, Sónia Alcobia e Carlos César Jesus, da NEMUS. O curso foi suportado por um corpo técnico, científico e profissional de reconhecido mérito nos domínios abordados (evolução das faixas costeiras mundiais nos últimos 20.000 anos; avaliação ambiental estratégica; biodiversidade nas zonas costeiras; planeamento e ordenamento sustentável da orla costeira).

Para além da participação na organização do Congresso e na coordenação do Curso, a NEMUSapresentou várias comunicações (no Congresso e no Simpósio) e palestras (no Curso) e marcou presença num dos stands da exposição, dedicada aos principais agentes do sector.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.