EIA da central térmica de Ressano Garcia em consulta pública

Está em curso a 2ª sessão de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental da central térmica a gás de Ressano Garcia (Moçambique), que tem estado a ser desenvolvido neste país pela Nemus, em consórcio com a empresa local Beta.

Ao longo de todo o processo tem sido realizadas várias iniciativas de participação pública, para auscultação da opinião e dos interesses das entidades e da população.

Nesta 2ª sessão a versão provisória do Relatório de Estudo de Impacte Ambiental (REIA) é apresentada a todos os interessados e fica disponível para consulta. As contribuições, comentários e questões colocadas serão respondidas e incorporados na versão final do REIA.

A avaliação do impacte ambiental incide sobre o projeto de construção de uma central a gás de ciclo combinado, que atingirá 99 MW de potência total num horizonte temporal de 23 anos. A central ficará localizada na área industrial de Ressano Garcia, próximo da fronteira com a África do Sul.

Este é um projeto de interesse nacional para Moçambique, que irá contribuir para aumentar a produção de energia em 1.200 a 2.000 MW ao ano, de acordo com os objetivos da Estratégia de Energia de Moçambique. Além de suprir as necessidades internas, esta central permitirá exportar energia para os países vizinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.