Energias renováveis em crescimento

No seu relatório de mercado anual, a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou que, nos próximos quatro anos, as energias renováveis serão as principais responsáveis pelo crescimento de produção elétrica mundial. Isto deve-se em grande parte à queda de custos e à sua forte expansão em economias emergentes.

O relatório salienta o potencial das energias renováveis como fonte de energia acessível, segura e sem impactes significativos no clima (alterações climáticas).

A AIE antecipa ainda que a quota global das energias renováveis cresça para mais de 26% até 2020, representando assim uma mudança notável num curto período de tempo, considerando que em 2013 a quota das renováveis era de apenas 22%. Este acréscimo ao longo dos próximos quatro anos poderá até ultrapassar os 700 GW de produção de energia elétrica. Estima-se também que a tendência geográfica de implantação estará cada vez mais associada a economias emergentes e países em desenvolvimento. Como tal, prevê-se que estes venham a representar cerca de dois terços da expansão de energias renováveis até 2020.

Num mundo em crescente urbanização e desenvolvimento, a necessidade de utilização de fontes de energia sustentáveis torna-se cada vez mais pertinente, particularmente em países e regiões em desenvolvimento. Através de diversos projetos nas áreas da energia e da sustentabilidade, a Nemus tem vindo a salientar a importância das energias renováveis e a incentivar o seu crescimento. Alguns exemplos de projetos nesta área em que a Nemus participou podem ser consultados na área referente ao domínio de atuação Sustentabilidade.

Artigo original (em inglês apenas) aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.