Relatório da UE revela redução de 23% de emissões na Europa

De acordo com um relatório publicado a 20 de Outubro pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), a União Europeia encontra-se no caminho certo para atingir e até superar o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 20% até 2020.

O relatório “Tendências e projeções na Europa 2015” revela que as emissões de gases com efeito de estufa na Europa entre 1990 e 2014 atingiram os níveis mais baixos alguma vez registados. Considerando as estimativas que tinham sido feitas para 2014, as emissões de gases diminuíram 4% em 2014 comparado com 2013, em parte devido a um ano excecionalmente quente que motivou menos necessidade de gastos de energia. Isto significa que as emissões domésticas de gases com efeito de estufa da UE já se encontravam 23% abaixo dos níveis de 1990 em 2014.

Projeções recentes dos Estados Membros mostram também que a UE está a caminhar para uma redução de emissões de 24% até 2020 ou talvez até de 25%, caso sejam aplicadas medidas suplementares. A União Europeia está, assim, bem encaminhada para atingir a meta do segundo período (2013-2020) do Protocolo de Kyoto.

A definição de medidas de mitigação dos impactes ambientais que resultam das intervenções humanas no terreno é uma das especialidades da Nemus, que realiza Estudos de Impacte Ambiental e outros estudos especializados desde a sua fundação em 1997. Esta notícia, que vem oficializar a já prevista redução das emissões de gases com efeito de estufa na Europa, traz ânimo renovado à equipa da Nemus, que vê aqui um reconhecimento de que o empenho e o esforço de todos em prol do desenvolvimento sustentável tem resultado. Estamos todos de parabéns.

Consulte aqui o Relatório da AEA nr. 4/2015 “Tendências e projeções na Europa 2015 – Acompanhando o progresso rumo às metas climáticas e energéticas da Europa”.

 

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) é uma agência da União Europeia que visa apoiar o desenvolvimento sustentável e contribuir para uma melhoria significativa do ambiente na Europa. Produz um relatório anual com uma avaliação atualizada do progresso da UE e de países europeus no que se refere à mitigação das alterações climáticas e às metas energéticas.

 (Adaptado do artigo original, em: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-15-5868_en.htm)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.