Nemus co-organiza workshop em Joanesburgo no âmbito do Programa de Redução de Risco de Desastres da SADC

Durante a semana de 20 a 24 de janeiro de 2020 realizou-se em Joanesburgo um workshop para apresentação e discussão dos projetos lançados no âmbito do Programa da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) “Reforçar a coordenação e capacidade de assessoria da SADC e a colaboração em investigação relacionada com as políticas de redução de risco de desastres (DRR) no sul de África”. A organização técnica do workshop foi assegurada pela Nemus e pela SRK Consulting, as duas empresas responsáveis pelos quatro projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos neste âmbito.

Estiveram presentes no workshop representantes de 14 Estados-Membros da SADC: Angola, África do Sul, Botsuana, Comores, Essuatíni, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Namíbia, Républica Democrática do Congo, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. Participaram também membros da SADC, da Organização Internacional de Migração, da FAO, da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da OXFAM, do Departamento de Governança Cooperativa e Assuntos Tradicionais de África do Sul e do Banco Mundial.

Ao todo o workshop contou com a presença de mais de 60 especialistas em redução de risco de desastres. A Nemus participou com uma equipa de quatro colaboradores que esteve diretamente envolvida na dinamização de sessões plenárias e sessões de grupo.

Nas sessões plenárias foram apresentados os objetivos dos diferentes trabalhos, revistas as políticas de redução de risco de desastre atualmente implementadas pelos Estados-Membros e discutido o envolvimento dos Estados-Membros na “peer review” (avaliação pelos pares), que constitui um dos trabalhos da Nemus. Para além de apresentar os dois projetos que está a desenvolver, a Nemus conduziu as sessões de apresentação dos Estados-Membros sobre as suas políticas de redução de risco de desastre.

Nas sessões de grupo, a Nemus preparou e dinamizou a sessão “Policy, Legal and Institutional Frameworks, Fund arrangements” e a sessão “ICT/IKMS/Data management & info sharing” (ambas direcionadas aos projetos que está a desenvolver). As sessões de grupo pretenderam debater questões em particular e recolher uma opinião mais aprofundada dos países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.