NEMUS participa na discussão sobre o desenvolvimento integrado do litoral Sul de Maputo

No passado dia 25 de Novembro, a NEMUSparticipou na reunião técnica sobre o Plano Especial de Desenvolvimento de Ka Tembe, promovida pela Maputo Sul, E.P. e para a qual foram convidadas diversas entidades moçambicanas. No Hotel Afrin Prestige, marcaram presença representantes do Conselho Municipal de Maputo, do Governo da Província de Maputo e de organismos associados a vários Ministérios do executivo moçambicano.

A NEMUS, que tem vindo a colaborar com a Maputo Sul, E.P. no âmbito da parceria com o grupo BETAR e com a BETA (empresa moçambicana participada pelo grupo BETAR), prestando serviços de consultoria, fez-se representar pelo seu Director Geral, Dr. Pedro Bettencourt, que apresentou as conclusões da 1ª fase do Plano de Desenvolvimento Regional Ka Tembe – Ponta do Ouro; este trabalho de enquadramento dos vários projectos previstos para a região inclui propostas de actuação específicas em diversas áreas temáticas e geográficas para garantir um desenvolvimento inclusivo.

O Dr. Pedro Bettencourt apresentou ainda os primeiros resultados do Estudo de Circulação Hidrodinâmica da Baía de Maputo. O modelo desenvolvido permitiu simular as cheias do ano 2000 – onde se estima que tenha ocorrido uma subida de 1,5 metros no nível do Estuário do Espírito Santo – e identificar zonas vulneráveis a inundações nessa área. Os resultados deste estudo são essenciais para a minimização de riscos na prevista expansão urbanística de Maputo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.