O estudo realizado pela Nemus incluiu a avaliação ambiental e o plano de acompanhamento da central de energia das ondas da foz do Douro, com os objetivos de identificar antecipadamente e prever a mitigação dos riscos ambientais decorrentes do projeto de integração da central na cabeça do molhe norte da foz do Douro durante a construção desta infraestrutura.

Focado nos descritores geologia e geomorfologia, emissões gasosas, ruído, ecologia, flora e fauna, paisagem, solos e ordenamento do território, património histórico-cultural e socioeconomia, este trabalho aplicou as melhores metodologias disponíveis, entre as quais se destaca o estudo acústico das condições de funcionamento da central, suportado por simulações computacionais.

A central de energia das ondas da foz do Douro pretende produzir energia elétrica a partir das ondas, utilizando um sistema do tipo coluna de água oscilante. É também uma oportunidade para aquisição de competências científicas, tecnológicas e empresariais numa área de enorme interesse estratégico para Portugal.