O trabalho do consórcio Nemus, COBA e Agro Ges  teve como objetivos rever, atualizar e fundamentar os aspetos técnicos, ambientais e económico-financeiros do empreendimento de Odelouca à luz do conhecimento recente, considerando a evolução registada desde o planeamento inicial, na década de 1970 e foi realizado sob a estreita supervisão do Banco Europeu de Investimentos, o destinatário final do estudo, no âmbito da negociação do financiamento para a construção da barragem.

As análises ambientais realizadas permitiram definir e executar um vasto pacote de medidas de minimização e compensação para garantir a conservação dos valores ambientais presentes. Este processo motivou também a celebração de diversos acordos de cooperação com o governo espanhol no âmbito do programa de recuperação do lince ibérico.

A Nemus acompanhou a construção desta barragem de elevada importância para a gestão dos recursos hídricos do Algarve desde o início, tendo avaliado as potenciais alterações na morfologia, hidrodinâmica e ecologia do sistema estuarino Arade/Odelouca, o plano de ordenamento da albufeira e o programa base de medidas compensatórias.