A Siderurgia Nacional localiza-se no Seixal, na margem esquerda do esteiro de Coina, um dos vários braços do Rio Tejo em que o assoreamento torna incompatível a navegabilidade de embarcações para transporte dos materiais e produtos desta empresa.

Para o desassoreamento do braço do rio Tejo de acesso à Siderurgia Nacional, necessário para proporcionar navegabilidade às embarcações que transportam os materiais da empresa, a legislação ambiental exigiu a caraterização de sedimentos no canal de acesso.

A Nemus realizou, em colaboração com a Consulmar, três campanhas de caraterização dos sedimentos a dragar, recolhendo amostras de sedimentos ao longo do canal, à superfície e em profundidade, para análise físico-química e toxicológica. Os resultados das análises físicas e químicas foram sujeitos a interpolações estatísticas com o intuito de avaliar o estado de contaminação dos sedimentos. Com base nessa informação, a Nemus elaborou cartas de distribuição dos principais parâmetros indicadores de contaminação, à superfície, entre a superfície e a cota de dragagem, e abaixo da cota de dragagem.

Além das campanhas de recolha e análise de sedimentos integradas em estudos de maiores dimensões, a Nemus já realizou mais de duas dezenas de projetos semelhantes ao da Siderurgia Nacional para clientes diferentes.