A elevada importância na manutenção do estatuto ambiental de Alcochete, que, como sede da Reserva Natural do Estuário do Tejo, alberga uma diversidade excecional de fauna e flora na maior zona húmida de Portugal e uma das mais importantes da Europa, confere uma relevância acrescida ao estudo realizado pela Nemus, do qual resultou na delimitação de várias classes da Reserva Ecológica Nacional (REN) do concelho de Alcochete.

A intervenção da Nemus contemplou o zonamento de diferentes áreas no concelho de Alcochete que apresentavam instabilidade de vertentes, elevado risco de erosão hídrica do solo, áreas estratégicas de proteção e recarga de aquíferos e áreas ameaçadas pelas cheias.

A delimitação das áreas estratégicas de proteção e recarga de aquíferos incluiu um enquadramento hidrogeológico regional e a caracterização dos recursos hídricos subterrâneos. Seguindo as orientações estratégicas nacionais e a legislação, foi depois utilizada uma metodologia específica para esta classe da REN e aplicado o índice de suscetibilidade resultante de um conjunto de parâmetros hidrogeológicos.

A experiência técnica e o vasto conhecimento da equipa da Nemus tem sido um fator determinante no currículo da mesma, que inclui a realização de diversos estudos semelhantes em Portugal, Moçambique e Brasil para vários consultores e entidades responsáveis pela gestão urbana.