Workshop de validação final do Estudo “Identificação e Localização de Centros de Concentração Empresarial no Espaço Alqueva”

No dia 4 de Junho de 2008, pelas 14h30, realizou-se no Auditório da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (Rua Zeca Afonso, 2 – Beja) uma sessão de apresentação e discussão do Estudo Identificação e Localização de Centros de Concentração Empresarial no Espaço Alqueva, realizado pelaNEMUS e pelo CIDEC – Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos em 2005-2006.

Essa sessão, que foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração da EDIA, Dr. Henrique Troncho, contou com a presença de um painel de convidados onde se incluiram a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Dr.ª Maria Leal Monteiro, o Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, Fernando Nunes da Silva, bem como responsáveis por importantes investimentos empresariais em curso no Alentejo.

O Estudo identificou as localizações preferenciais para empresas que se pretendam instalar na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e desenvolvam negócios nas fileiras da Agricultura/Agro-Indústrias, Água, Ambiente, Energia, Inovação e Tecnologia e Turismo. Teve em consideração as características naturais, económicas, sociais e culturais do “Espaço Alqueva” e assentou, do ponto de vista metodológico, na aplicação do modelo do “Diamante” de Michael Porter com incorporação de factores de localização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.