CE publica avaliação intercalar da Estratégia para a Biodiversidade 2011-2020

A Comissão Europeia publicou no passado dia 5 de Outubro o relatório intercalar (2011-2015) relativo ao estado de implementação da Estratégia para a Biodiversidade 2011-2020, agora que se alcançou metade do prazo.

A Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade tem como objectivo travar a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas. Para tal, foram definidos seis objetivos a atingir até 2020:

  • Meta 1: Aplicação plena das Directivas Aves e Habitats
  • Meta 2: Manutenção e recuperação dos ecossistemas e seus serviços
  • Meta 3: Reforçar o contributo da agricultura e silvicultura para a manutenção e melhoria da biodiversidade
  • Meta 4: Garantir a utilização sustentável dos recursos de pesca (e alcançar o “bom estado” ambiental das águas)
  • Meta 5: Controlo de espécies exóticas invasoras
  • Meta 6: Contribuição no sentido de evitar a perda de biodiversidade global

Para atingir cada uma destas metas, definiram-se 20 ações, cuja implementação e resultados foram agora avaliados. Considerando as seis metas, o relatório menciona que: para quatro “estamos no bom caminho, mas a velocidade é insuficiente” para alcançar os objetivos no prazo definido, uma (meta 3) “não apresentou alterações significativas, não se está a caminhar no sentido do objetivo”, e apenas uma (meta 5) teve nota positiva: “no bom caminho e com boa taxa de implementação”. Aqui, um folheto de divulgação destes resultados com gráficos e infografias.

De facto, todos os dados atuais indicam que a biodiversidade está em perigo tanto a nível mundial como na UE: as actuais taxas de extinção das espécies excedem 100 a 1.000 vezes a taxa de extinção natural, e apenas 17% das espécies e habitats e 11% dos ecossistemas protegidos na UE estão em bom estado. E só a cooperação a nível da UE permitirá aos governos coordenar de forma mais eficaz as medidas destinadas a resolver este problema comum. Mais sobre este tema aqui (site oficial de informação sobre biodiversidade da União Europeia).

A Nemus, por via do seu domínio de atuação ambiente, tem desenvolvido diversos projetos na área da biodiversidade e conservação da natureza, da reabilitação ambiental, e ainda diversos estudos relacionados com a água e com as áreas marinhas e costeiras. Conheça alguns dos mais emblemáticos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.