Desenvolvimento do litoral Sul de Maputo em discussão

A vida no litoral Sul de Maputo não voltará a ser a mesma. É essa a promessa implícita no conjunto de investimentos previstos para a região, sob coordenação da Maputo Sul, E. P..

O Projecto “Maputo/Ka Tembe/Ponta do Ouro” pretende realizar 187 km de estrada, ligando Maputo à Província de Kwazulu-Natal, na África do Sul. A obra inclui a construção de uma ponte Maputo – Ka Tembe e a expansão da capital moçambicana para a margem sul do Estuário do Espírito Santo.

A NEMUS, em parceria com o grupo BETAR e com a empresa moçambicana BETA (participada pelo grupo BETAR), está a elaborar o Plano de Desenvolvimento Regional Ka Tembe – Ponta do Ouro, um estudo que se debruça sobre uma área de cerca de 4.250 km2 e propõe uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do território, servindo de enquadramento para os projectos que se avizinham.

A NEMUS está ainda envolvida no Estudo de Circulação Hidrodinâmica da Baía de Maputo, um estudo técnico cuja metodologia adoptada permitirá caracterizar, de forma simultânea, a circulação oceânica de larga escala ao largo da baía, e os processos de pequena escala, incluindo os caudais fluviais que afluem à área de estudo. Os resultados do estudo serão essenciais para a minimização de riscos na expansão urbanística de Maputo, com a construção da nova ponte.

O acordo entre a NEMUS, o grupo BETAR e a moçambicana BETA, inclui ainda o desenvolvimento de Estudos de Impacto Ambiental para os projectos rodoviário e urbanístico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.