Planos de Bacia em Consulta Pública

Os Consórcios liderados pela NEMUS terminaram recentemente a elaboração dos Planos de Gestão das Bacias Hidrográficas (PGBH) das regiões a Sul do Tejo. Os documentos estão agora em Consulta Pública, etapa da maior relevância para a consolidação dos Planos.

Já em Julho de 2011, os resultados dos Planos do Alentejo foram apresentados e discutidos no Auditório Principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa. O PGBH do Guadiana (RH7) e o PGBH do Sado e Mira (RH6) estão disponíveis para Consulta Pública até ao final de Janeiro de 2012.

O PGBH das Ribeiras do Algarve (RH8) foi apresentado em Setembro e a Consulta Pública decorrerá até ao dia 19 de Março de 2012.

Ainda na fase de elaboração, ambas as Administrações de Região Hidrográfica (do Alentejo e do Algarve) promoveram fóruns de participação pública, materializando o desejo destas instituições de desenvolverem Planos com forte sustentação pública.
Os PGBH são instrumentos de planeamento das águas que visam a gestão, protecção e valorização ambiental e socioeconómica dos recursos hídricos. Em conjunto, os trabalhos conduzidos pela NEMUS iniciam uma nova fase na gestão de recursos hídricos a Sul do Tejo, com importantes repercussões a nível regional e nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.