Regime de Caudais Ecológicos EDP em nova fase de trabalho de campo

Desde 2009, a NEMUS colabora com a EDP na determinação dos regimes de manutenção ecológica nas barragens de Vilar, Caldeirão, Açude de Trinta, Fronhas e Raiva. Em Outubro realizou-se uma nova fase do trabalho de campo.

O objectivo passou pela obtenção de curvas de preferência das espécies mais representativas dos sectores fluviais em estudo, segundo a Metodologia Incremental IFIM. Mais concretamente, foram considerados o Escalo-do-Norte, a Boga e a Truta-de-rio.

As campanhas de amostragem nas várias linhas de água afectadas pelos aproveitamentos hidráulicos basearam-se na captura piscícola, através de pesca eléctrica e na medição das variáveis ambientais que mais influenciam o micro-habitat das espécies residentes: profundidade, velocidade da corrente e substrato.

A Directiva Quadro da Água (DQA – Directiva 2000/60/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro, transposta para o direito interno pela Lei n.º 58/2005 de 29 de Dezembro – Lei da Água) reconhece a necessidade de assegurar regimes de caudais que garantam a conservação e preservação dos ecossistemas existentes antes da construção das barragens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.