NEMUS presente na organização do VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa

Pedro Bettencourt, Director Geral da NEMUS, presidiu à Comissão Organizadora Internacional do VI Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa, que decorreu entre 6 e 8 de Abril de 2011 na Ilha da Boa Vista (Cabo Verde).

Esta edição do congresso, subordinada ao tema “As Zonas Costeiras em Risco”, contou com cerca de 180 participantes e foi palco da apresentação de um vasto conjunto de comunicações de elevada qualidade técnica e científica nos mais variados domínios de actuação, destacando-se o planeamento, ordenamento, gestão, avaliação de impacte ambiental, vulnerabilidade e riscos, biodiversidade e alterações climáticas e engenharia e protecção costeiras.

Na abertura dos trabalhos do congresso estiveram presentes o Sr. Secretário de Estado dos Recursos Marinhos de Cabo Verde e a Sr.ª Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Boa Vista, que abordaram os grandes desafios da zona costeira do país anfitrião. De Portugal destaca-se a participação (activa), pela primeira vez neste congresso, de dois Presidentes de Câmaras Municipais (Peniche e Torres Vedras).

O congresso foi antecedido (4 e 5 de Abril), pelo I Curso Intensivo de Gestão Costeira – Análise de Risco, cuja coordenação contou com Pedro Bettencourt e Sónia Alcobia, da NEMUS. O curso foi suportado por um corpo técnico, científico e profissional de reconhecido mérito nos domínios abordados (risco nos litorais arenosos e rochosos, impacte ambiental, poluição e alterações climáticas) e terminou com uma visita técnica pela Ilha da Boa Vista.

O balanço destes eventos foi francamente positivo e evidenciou que, embora os países de expressão portuguesa possuam realidades paisagísticas, ecológicas, socioeconómicas e culturais tão diversas, os principais problemas na zona costeira são, em grande parte, muito similares, sendo essencial a aposta numa política de gestão integrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.