Nova geração dos POOC conta com a participação da Nemus, Portugal

O consórcio Nemus/Consulmar, liderado pela Nemus, venceu 1 dos 3 concursos públicos lançados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Junho de 2014, para a elaboração de Modelos de Ordenamento para a Orla Costeira (MOOC): o MOOC de Espichel-Odeceixe.

O trabalho, já em desenvolvimento, prevê um conjunto diversificado de trabalhos a realizar em duas fases ao longo de 7 meses: uma primeira fase que teve início no final de Dezembro de 2014 e que inclui o balanço da implementação dos anteriores Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) e a caracterização e diagnóstico da situação de referência e uma segunda fase relativa ao Modelo de ordenamento, Programa de execução e Plano de financiamento. O contrato inclui ainda os trabalhos de avaliação ambiental estratégica do plano a serem realizados pela Nemus.

A área de intervenção do MOOC abrange o troço costeiro de 220 km entre o Cabo Espichel e o limite Norte da bacia hidrográfica da ribeira de Odeceixe, que integra áreas dos POOC Sintra-Sado, Sado-Sines e Sines-Burgau, atualmente em vigor e que se pretendem rever e sistematizar num único plano. O troço em questão é caracterizado pela reduzida ocupação urbana e consequentemente uma elevada sensibilidade ecológica. Algumas particularidades desta zona incluem o único local do mundo em que as cegonhas nidificam em rochedos marítimos e a única zona em Portugal, e das últimas na Europa, onde se encontram lontras em habitat marinho.

Esta orla costeira também apresenta uma grande importância para o desenvolvimento da região, nomeadamente no desenvolvimento e no potencial do sector turístico do litoral alentejano e na relevância industrial e portuária de Setúbal e Sines. A diversidade fisiográfica deste troço costeiro e a complexidade da sua evolução realçam a sua riqueza do ponto de vista patrimonial, sendo ainda de referir a classificação de IBA – Important Bird Area, atribuída pela organização internacional BirdLife International a quatro áreas integradas nesta orla costeira, bem como a integração em quatro áreas da Rede Nacional de Áreas Protegidas e nove áreas da Rede Natura 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.