Nemus na I Conferência em Ecologia, Manejo e Restauração de Rios em Salvador, Brasil

No passado dia 28 de Julho, a Nemus apresentou uma comunicação sobre “A importância dos cenários de restauração do rio no âmbito da atualização do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio São Francisco para 2016-2025”, no que foi a primeira Conferência em Ecologia, Manejo e Restauração de Rios no Brasil. O evento, que contou com a participação de vários profissionais de diversos países, estendeu-se por dois dias e decorreu no salão de convenções do Portobello Ondina Praia Hotel em Salvador, Bahia.

A comunicação, em conjunto com um poster científico, foi apresentada por Pedro Bettencourt, Diretor Geral da Nemus, que discutiu a importância da vegetação ribeirinha, o seu papel na conectividade ecológica regional e formas de garantir a sua proteção, já que esta faixa de vegetação é imprescindível para assegurar a sustentabilidade de atividades cruciais para as populações, como: a navegação, a pesca, a agricultura, entre outros.

Pode consultar o Abstract da comunicação aqui.

A conferência é o resultado de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (Brasil) e o programa internacional “FLUVIO”, coordenado pela Universidade de Lisboa e composto pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha), pela Universidade Federal da Bahia e as empresas KE – Katopodis Ecohydraulics Ltd. (Canadá) e ECK – Environmental Consulting Klagenfurt (Áustria). O evento permitiu a divulgação de pesquisas e ações sobre a gestão e recuperação de corpos de água, com especial ênfase em práticas e experiências, discutindo oportunidades, práticas e ferramentas apropriadas para abordar e resolver problemas na área.

Consulte o site do evento aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.