Este trabalho compreendeu o estudo integrado da circulação e de zonas de elevada vulnerabilidade na baía de Maputo e na margem sul do estuário do Espírito Santo. Em colaboração com o grupo Betar e com a Hidromod, foi possível fazer uma análise detalhada desta área desprotegida e sensível a alterações climáticas.

Na área de estudo, o trabalho caraterizou a situação atual nas vertentes de clima, geologia e geomorfologia, hidrologia e oceanografia, incluindo fenómenos extremos de tempestades e sobreelevação do nível médio do mar. Foi ainda feita a simulação em modelo matemático dos principais processos intervenientes na hidrodinâmica do estuário e da baía e a avaliação de áreas de vulnerabilidade na orla do estuário e baía associadas a fenómenos hidrodinâmicos e de dinâmica costeira.

O estudo decorreu em simultâneo com o plano de desenvolvimento regional KaTembe – Ponta do Ouro. O cliente voltou a contratar o consórcio para os estudos de impacte ambiental e para as análises económicas do Plano Geral de Urbanização do Distrito Municipal de KaTembe e dos respetivos Planos Parciais.