Integrada nos estudos preparatórios do plano de pormenor para a praia de Faro, esta análise procurou conhecer a vulnerabilidade dos terrenos aos agentes que podem constituir fatores de risco para uma ocupação do território.

Entre outros aspetos foram estudados os principais condicionantes que a dinâmica e a evolução costeira impõem à ocupação do território, considerando o recuo instantâneo da duna frontal, a erosão e inundação das faixas onde ocorrem galgamentos oceânicos, a inundação da margem lagunar e a inundação por tsunamis. Foram ainda apresentadas e integradas diferentes faixas de vulnerabilidade resultantes da ação de galgamentos oceânicos, de inundações causadas por um nível das águas costeiras e lagunares excecionalmente elevado e do recuo da duna frontal.

O plano de pormenor da praia de Faro integra-se na ria Formosa, onde são relevantes os habitats associados à zona entre-marés, e define critérios para uma reconstrução dunar que minimize o risco na área de intervenção, por via da reconstrução dunar e da remoção programada das construções sujeitas ao galgamento oceânico, recorrente na zona.