O Modelo de Ordenamento para a Orla Costeira (MOOC) Espichel-Odeceixe insere-se num novo conceito do ordenamento do território que surge precisamente na fase de revisão dos anteriores planos de ordenamento da orla costeira (POOC).

A área de intervenção do MOOC Espichel-Odeceixe abrange um troço costeiro de 220 km (mais de 20% da linha de costa de Portugal continental), que apresenta uma diversidade apreciável de condições fisiográficas. Esta faixa litoral tem reduzida ocupação humana e possui diversas zonas de grande relevância ecológica, sendo de realçar quatro áreas da Rede Nacional de Áreas Protegidas e nove áreas da Rede Natura 2000; na área abrangida pelo MOOC situa-se o único local do mundo onde as cegonhas nidificam em rochedos marítimos e ainda a única zona em Portugal, e das últimas na Europa, onde é possível ver lontras-europeias a caçar no mar.

Para além da riqueza ecológica, este troço costeiro é ainda reconhecido como importante destino turístico, característica que é conjugada de forma notável com um impressionante desenvolvimento industrial, relacionada com a presença das áreas portuárias de Setúbal e de Sines (este último, o primeiro porto nacional em volume de carga movimentada).

Os trabalhos a desenvolver no âmbito do MOOC Espichel-Odeceixe incluem o balanço da implementação dos POOC em vigor, a caracterização e diagnóstico da situação de referência, a elaboração do modelo de ordenamento e a Avaliação Ambiental Estratégica. O trabalho resultante do MOOC será essencial para a gestão desta extensa zona costeira que conjuga uma excecional multiplicidade de usos, que importa garantir, manter e desenvolver.