O litoral Algarvio (sul de Portugal) compreende uma faixa de arribas sobre o mar, cujo perfil se altera de forma muito dinâmica por acção marítima e de outros agentes. Esta dinâmica costeira, aliada a uma situação de rutura na canalização da piscina do aldeamento da Prainha provocaram um escorregamento de solos que deixou as fundações da piscina expostas e sem apoio, originando uma situação de risco.

A Nemus foi chamada pelo empreendimento a realizar uma campanha de prospeção geotécnica, com o intuito de averiguar a extensão real da superfície de rutura interior.

Composta por quatro sondagens, levantamentos geológicos de pormenor e ensaios geotécnicos in situ e em laboratório, a prospeção geotécnica permitiu definir as medidas de emergência prioritárias para minimizar os efeitos da instabilidade até à execução das obras de contenção e de estabilização da piscina.

As análises de risco e projetos em geodinâmica, nomeadamente em áreas costeiras, são uma das especialidades da Nemus, que já desenvolveu dezenas de levantamentos, estudos, pareceres e projetos desta natureza.