A Avaliação Ambiental Estratégica do Plano de requalificação e valorização da ria Formosa teve como objetivo identificar as oportunidades de proteção ambiental e de desenvolvimento sustentável para uma vasta zona costeira e lagunar no sul de Portugal (cerca de 19 mil hectares), com elevada sensibilidade ambiental e paisagística e modos de vida assentes nos recursos naturais.

Desse estudo resultou um conjunto de recomendações e a identificação das medidas de gestão necessárias para cumprir a legislação ambiental e para tornar a área numa zona de referência em termos de sustentabilidade. Foram preconizadas ações de proteção da faixa costeira, de conservação da natureza, de qualificação da paisagem e das frentes ribeirinhas, e de valorização dos recursos da ria Formosa.

No trabalho multidisciplinar realizado sobressai o know-how específico da Nemus, que tem sido aplicado na valorização de diversas áreas costeiras. Outro exemplo é a avaliação similar efetuada no mesmo ano para a Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro.