O programa base de medidas compensatórias da barragem de Odelouca foi encomendado à Nemus para dar seguimento às condições acordadas com a Comissão Europeia para autorização da construção da barragem na área da Rede Natura 2000.

Este estudo criou um sistema de referência integrando toda a informação disponível e delineou a sequência de tarefas necessárias à execução das ações de compensação e sobrecompensação ambiental definidas para minimizar os impactes significativos da barragem no património natural da região.

A Nemus definiu um programa de ação com 21 medidas, num documento que apresentava os objetivos, tipologia, enquadramento, estimativa de custo, âmbitos espacial e temporal, faseamento e descrição geral da estratégia de intervenção preconizada. As ações foram organizadas em vários subprogramas, um dos quais relativo aos estudos e monitorização e os restantes subprogramas de compensação para grupos biológicos alvo: a galeria ripícola, avifauna, ictiofauna dulçaquícola e lince ibérico.