O estudo da operação de loteamento para instalação de empreendimento turístico na Herdade de Vale dos Reis constituiu um instrumento de apoio à decisão sobre a viabilidade ambiental do projeto. Em causa estava o desenvolvimento de uma área de ocupação turística com mais de 400 hectares integrada numa extensa parcela de terreno florestal, incluindo a instalação de dois conjuntos turísticos (um com campo de golfe de 18 buracos e outro com centro equestre) e três aldeamentos turísticos com a categoria mínima de 4 estrelas.

O estudo considerou que o projeto constituía uma oportunidade relevante para o desenvolvimento local, identificando impactes positivos importantes no património, ecologia e paisagem, ordenamento do território e socioeconomia e um potencial de afetação negativa limitado pela aplicação das medidas propostas.

Desde 1998 a Nemus já realizou mais de 70 trabalhos sobre empreendimentos turísticos, incluindo avaliações ambientais, estudos geológico-geotécnicos, mapas de ruído, projetos de requalificação, de sinalização, de tratamento de arribas, caracterizações de sedimentos e pareceres técnicos, nomeadamente no âmbito da geologia e do património.