O estudo de impacte ambiental do projeto de relocalização do cais do terminal de líquidos da Tanquipor foi desenvolvido para suportar a tomada de decisão sobre a viabilidade ambiental do projeto de relocalização da atividade de descarga de produtos químicos por via marítima, na sequência da aprovação do traçado para a terceira travessia do rio Tejo através do corredor Chelas-Barreiro.

Considerando que os impactes negativos diretos mais relevantes seriam os relacionados com alterações na hidrodinâmica e regime sedimentar local, recorreu-se ao modelo hidrodinâmico e de transporte estabelecido para o estuário do Tejo, cuja malha foi reformulada localmente de forma a retratar as condições específicas da zona em estudo, para estudar estes fatores.

O estudo concluiu que o projeto introduz uma melhoria significativa na segurança, pelo que o novo cais será mais favorável para os recursos ambientais mais sensíveis à poluição por derrame de produtos. No entanto, não deixou de recomendar medidas mitigadoras de riscos externos, nomeadamente para a proposta de plano de urbanização do território da Quimiparque e área envolvente e para o projeto da terceira travessia do Tejo.