Este estudo pretendeu avaliar a aplicação do Fundo de Coesão em Portugal entre 1993 e 2006 e produzir recomendações para o período de programação seguinte.

A Nemus promoveu sessões de trabalho com os responsáveis pela coordenação nacional do Fundo de Coesão e pela gestão regional e setorial nas áreas do ambiente e transportes, e visitas técnicas a projetos financiados nos subsetores de abastecimento de água, águas residuais, resíduos, rodovia, ferrovia, portos e aeroportos.

A avaliação incluiu dois tipos de análises: extensiva e em profundidade. A análise extensiva debruçou-se sobre os projetos financiados e avaliou a eficácia, impacto, valor acrescentado e eficiência; a eficácia e eficiência nos restantes países beneficiários originais (Grécia, Espanha e Irlanda); a pertinência das prioridades definidas; as linhas de orientação estratégica; o sistema de informação e as estruturas de coordenação, gestão e acompanhamento. A análise em profundidade para 50 estudos de caso avaliou a coerência face aos objetivos estratégicos definidos, o impacto dos projetos, a sustentabilidade económica e financeira, a inovação tecnológica e a incorporação de produto nacional nos investimentos.