Tendo como principal objetivo a requalificação da área ocupada por uma unidade industrial de desmantelamento de navios em fim de vida que operava desde 1976 no Cais Novo de Alhos Vedros, este projeto pretendeu melhorar substancialmente as condições de trabalho e compatibilizar a atividade com as normas ambientais aplicáveis à envolvente sensível do estuário do Tejo. A intervenção sobre uma área de 3,2 hectares abrangeu, entre outras ações, a pavimentação, ordenamento e drenagem pluvial das zonas de trabalho, a construção de uma estação de tratamento de águas residuais e de águas de lastro e a instalação de espaços verdes e de enquadramento.

No estudo, a Nemus considerou os descritores ecologia, qualidade da água, paisagem e socioeconomia como fatores críticos, dado serem esses os mais afetados pelas condições de operação do estaleiro.

Este trabalho viabilizou a atividade da única instalação de Portugal capaz de desmantelar navios de grande porte e uma das poucas deste tipo na Europa. Com a montagem de um sistema eficaz de gestão de resíduos foi possível compatibilizar a dinâmica económica e social da zona com as exigências de proteção ambiental.