O estudo realizado pela Nemus envolveu a realização de levantamentos de campo terrestres e subaquáticos e reuniões com um vasto conjunto de entidades para determinar com precisão os efeitos desta obra, que contemplou a extensão da pista para os 2.700 metros (270 m para o mar), o desvio e regularização do rio Água Casada e a construção de uma nova via de ligação das áreas norte e sul do aeroporto.

Além da caracterização da situação ambiental de partida, o estudo avaliou os impactes ambientais e propôs as medidas de mitigação para os descritores analisados: clima, geologia e geomorfologia, recursos hídricos e qualidade da água, produção e gestão de resíduos e efluentes, ambiente sonoro, uso do solo e paisagem, ecologia, flora e fauna, qualidade do ar, socioeconomia e riscos ambientais, considerando também as necessidades de reassentamentos populacionais.

A experiência da Nemus no setor aeroportuário inclui ainda uma série de estudos e análises efetuadas em Portugal desde 2003 para avaliação ambiental das alternativas de desenvolvimento do atual aeroporto de Lisboa e para suportar as várias decisões relativas à localização do futuro aeroporto, primeiro na Ota e depois em Alcochete.