Um abastecimento de água seguro e confiável é vital para um desenvolvimento civilizacional saudável e sustentável de qualquer território. Em algumas áreas do Malawi isto ainda não está assegurado e o panorama tem, inclusivamente, vindo a agravar-se: os períodos de escassez são cada vez mais e mais prolongados e a qualidade da água não é estável.

O Lilongwe Water Board decidiu assim investir numa melhoria significativa do serviço de abastecimento de água à capital, Lilongwe, que é atualmente abastecida por duas pequenas albufeiras localizadas no rio Lilongwe e construídas no século passado (1989 e 1966). O novo sistema proposto irá beneficiar não apenas a capital, mas também várias cidades e povoações ao longo da estrada M14 que liga Lilongwe a Salima (c. 90 km).

O projeto – um dos maiores deste tipo, alguma vez feito em África – inclui: a captação de água no lago Malawi e transporte (2 km) até uma estação de tratamento e, subsequente transporte de água tratada até à capital, ao longo de 110 km de tubagens.

Os números deste projeto falam por si:

  • 112 de tubagens desde o lago Malawi até à capital, Lilongwe;
  • 4 estações de bombagem;
  • 4 depósitos de água tratada e infraestruturas acessórias;
  • A construção de todo o sistema deverá levar 24 meses, com 5 frentes de trabalho em simultâneo;
  • A construção irá envolver a presença de uma média de 474 trabalhadores em simultâneo, prevendo-se que atinja 716 trabalhadores nos períodos de pico.

O papel da Nemus neste projeto foi elaborar o estudo de impacto ambiental e social (ESIA), cobrindo toda a área afetada, populações e seus recursos, assim como os recursos naturais.

Os estudos de base desenvolvidos incluíram os seguintes temas: geologia, topografia, hidrogeologia, solos, clima e meteorologia, qualidade do ar, qualidade das águas superficiais, ecologia, flora, fauna, sócio economia e saúde pública.

Dada a previsão de afetação de 1.700 pessoas e de 1.059 ativos, foi também necessário elaborar um plano de reassentamento (RAP), para assegurar o realojamento adequado de pessoas e bens.

Durante todo o processo garantiu-se uma efetiva participação pública, através da realização de 2 rondas de 3 sessões públicas (uma em cada um dos Distritos afetados).