O Projeto do terminal de contentores do Barreiro (porto de Lisboa) compreende a implantação, em duas fases, de uma frente de cais com aproximadamente 1.500 m de comprimento, destinada à carga e descarga de contentores, constituída por estrutura de acostagem (com soluções alternativas) e por um terrapleno para implementação do parque de contentores e duma área logística. No rio está prevista: a criação de um canal de navegação de acesso ao cais e as áreas “bacia de manobra” e “bacia de acostagem”, que incluem também soluções alternativas.

A evolução positiva do tráfego de contentores no porto de Lisboa verificada nas últimas décadas, a par com o aumento da dimensão dos navios porta-contentores e as previsões de continuação do aumento do tráfego de carga contentorizada a nível mundial têm motivado estudos de diversas localizações alternativas de um novo terminal de contentores no porto de Lisboa, com capacidade para receber navios de grande porte. Atualmente, os três terminais existentes em Lisboa, dedicados exclusivamente à movimentação de carga contentorizada, movimentam anualmente 744 mil TEU, mas as previsões indicam que se deverá alcançar os 2,7 milhões de TEU/ano, em 2048. O novo terminal do Barreiro irá assegurar mais 1,1 milhões de TEU (fase 1, cais com cerca de 800 m) e 2,1 milhões de TEU (conclusão da fase 2, cais de 1.500 m).

A Nemus participou da elaboração do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) deste projeto. Estando prevista a dragagem de um volume considerável de terras e a sua deposição em vários locais alternativos no estuário do Tejo, o EIA contemplou as seguintes ações e análises:

  • Campanha de amostragem de sedimentos superficiais: 10 amostras
  • Campanha de amostragem de sedimentos em profundidade: 34 sondagens geológicas com plataforma, de perfis de sedimento com 2 m a 17 m de comprimento
  • Total de 276 amostras de sedimentos que foram sujeitos a avaliação de contaminantes
  • Campanha de amostragem de qualidade de água superficial (análise de metais pesados e outros parâmetros químicos e físicos)
  • Campanha de amostragem de fauna dos sedimentos (macroinvertebrados bentónicos)
  • 35 mergulhos de inspeção arqueológica subaquática, que resultaram na descoberta de três naufrágios, com datação provável entre o século XIX e a atualidade

[Consórcio liderado pela Consulmar, com participação da Nemus]